A cultura empresarial ajuda as organizações a transmitir os seus valores de forma mais eficaz. No entanto, não é a única razão pela qual um conjunto de símbolos e crenças são implementados numa empresa. Nas linhas seguintes, explicaremos em que consiste, como construí-lo e que tipos existem. Quer ganhar conhecimentos especializados sobre o assunto? Especialize-se com o nosso mestrado em gestão de eventos, onde se aprofundará nesta área da comunicação empresarial.
Índice de contenidos
Qual é a cultura empresarial de uma empresa?
A cultura empresarial refere-se às atitudes e práticas que determinam como os empregados e a direção de uma empresa interagem e lidam com as relações comerciais externas. É frequentemente sugerido em vez de explicitamente definido, e surge organicamente temporalmente em resultado das características das pessoas na organização.
Como criar uma cultura empresarial
Agora que sabemos o que é a cultura empresarial e os seus elementos-chave, é tempo de ir a questão. Que medidas é necessário tomar para a pôr em prática? Aqui estão as diretrizes essenciais para o fazer com sucesso:
- Investir mais tempo em reuniões um-a-um, uma vez que passar mais tempo com os empregados os tornará duplamente empenhados e motivados no seu trabalho.
- Enfatizar a criação de um ambiente orientado para a equipa. É importante assegurar que este contexto vá para além do local de trabalho físico e se estenda ao mundo digital.
- Comunicação. Através da troca de feedback, é criado um ambiente aberto, que também contribui para que os empregados se sintam mais valorizados e realizados.
- Utilizar as ferramentas certas para aumentar o envolvimento dos empregados e facilitar a interação entre eles.
Funções da cultura da empresa
Vejamos as principais funções da cultura da empresa:
- Identidade organizativa. Para começar, a cultura de uma empresa influencia a sua identidade e os seus ideais. Se a cultura valoriza o estabelecimento de objetivos e a realização, por exemplo, os empregados têm mais probabilidades de estabelecer e atingir objetivos pessoais e profissionais. Esta é uma boa abordagem para estabelecer e manter a liderança dos funcionários.
- Retenção de empregados. Uma cultura empresarial positiva é propícia ao recrutamento de bons funcionários. Além disso, as pessoas estão mais inclinadas a ficar com uma organização se sentirem que fazem parte dela.
- Imagem de marca e reputação. A cultura de uma empresa também ajuda a sustentar a sua identidade de marca. Os clientes perceberão uma marca como generosa e divertida se ela tratar bem o pessoal e criar um ambiente empresarial amigável e descontraído.
Tipos de cultura empresarial
Podemos distinguir 4 modelos principais:
- Cultura de clã. Isto é mais prevalecente em organizações tradicionais do que em organizações digitais. O seu carácter familiar impõe uma promoção baseada na interpessoalidade e mentoria direta dos empregados.
- Cultura da hierarquia. As empresas são altamente estruturadas, com autoridade e tomada de decisões concentradas no topo. Este é um modelo característico de entidades mais tradicionais.
- Cultura de mercado. Isto está orientado para empresas de escalas com know-how digital. Assim, esta cultura é particularmente orientada para os resultados, uma vez que recompensa os vencedores e valoriza a competição interna.
- A cultura da adocracia. Uma adhocracia centrada na inovação está associada às empresas digitais e encoraja a tomada de riscos.