Um rececionista de hotel é uma figura chave na receção dos hóspedes em hotéis e empresas de alojamentos turísticos. Este perfil é o rosto mais visível num hotel e, além de dar as boas-vindas aos clientes e gerir as suas entradas e saídas, realiza uma série de tarefas, como veremos a seguir. Já tens claro que queres formar-te nesta área profissional? Inscreve-te na nossa formação de Rececionista e Chefe de Receção e desenvolve a tua carreira profissional no setor da hotelaria.
Índice de contenidos
O que é e o que faz o rececionista de hotel?
O rececionista de hotel é o profissional que se encarrega de receber os hóspedes, gerir as suas reservas e administrar a sua estadia no alojamento. Deve ser profissional, educado e cortês, mantendo uma atitude profissional e ajudando-os em tudo o que precisem.
Este profissional realiza várias tarefas ao longo do seu dia de trabalho. Desde a gestão das reservas até o atendimento ao cliente, passando por outras atividades igualmente importantes. Vejamos a seguir quais são.
Funções do rececionista de hotel
A principal função de um rececionista de hotel é receber os hóspedes à sua chegada ao alojamento. Além disso, fornece toda a informação relativa aos serviços do hotel e gere várias tarefas administrativas e de manutenção no seu local de trabalho.
A seguir, vemos de forma mais concreta quais são as funções mais comuns do pessoal que trabalha na receção de um hotel. Estas são as suas tarefas e funções:
Receção de clientes
A função principal de um rececionista que trabalha num hotel é acolher e receber os hóspedes. Isto significa dar-lhes as boas-vindas, verificar os seus dados e fazer o primeiro contacto com eles à sua chegada ao alojamento. Trata-se de uma tarefa fundamental para estabelecer uma boa relação durante a estadia.
Check-in e check-out
O rececionista de hotel ocupa-se de gerir o registo das entradas e saídas dos hóspedes. Ou seja, realiza o check-in para registar a informação da sua identidade e entregar as chaves ou o cartão do quarto. E, por outro lado, na saída dos clientes, faz o check-out para despedir-se deles e efetuar os pagamentos pendentes (incluindo os consumos de mini-bar e outros serviços, chamadas telefónicas, materiais do hotel, etc.).
Informação sobre os serviços do hotel
Na receção de um hotel, os hóspedes obtêm toda a informação sobre o que o alojamento oferece em termos de instalações, produtos e serviços. Assim, por exemplo, os clientes podem saber os horários e o menu do restaurante ou a oferta dos serviços de spa e bem-estar que muitos hotéis e resorts oferecem.
Além de informar sobre todas as prestações que o alojamento oferece, os rececionistas de hotel também fornecem uma guia sobre os locais de interesse a visitar ou as atividades de lazer que podem ser feitas nas imediações. Podem também recomendar os melhores restaurantes e zonas de lazer, bem como as opções de transporte disponíveis para deslocações no destino turístico escolhido.
Por outro lado, o pessoal da receção de hotel pode oferecer serviços extra para melhorar a experiência e a estadia dos hóspedes, como o serviço de táxis, a reserva de restaurantes, o aluguer de toalhas e/ou guarda-sóis ou a possibilidade de guardar objetos de valor numa caixa forte, entre outros.
Gestão de reservas
As tarefas administrativas na receção de hotel têm grande relevância, pois gerem continuamente reservas e cancelamentos de quartos, mantendo um registo de quais estão disponíveis e podem ser preparadas para os próximos hóspedes.
Por outro lado, como parte da sua gestão administrativa, os rececionistas de alojamentos turísticos também respondem às chamadas e correios eletrónicos dos clientes, além de atender às necessidades dos hóspedes que já se encontram alojados. Além disso, em muitos casos, gerem as redes sociais e o sítio web do hotel para o qual trabalham.
Resolução de conflitos e reclamações
Resolver possíveis conflitos entre os hóspedes e receber e tratar as suas queixas e incidentes que possam surgir são responsabilidades de um rececionista de hotel. De facto, este profissional deve dar resposta às queixas e pedidos dos clientes e saber gerir este tipo de situações com diplomacia e determinação.
Segurança e manutenção do hotel
Quem trabalha na receção de um hotel deve estar atento à segurança do complexo e garantir uma imagem cuidada e adequada do local. Por isso, ocupa-se de controlar as entradas e saídas dos hóspedes e garantir o bom funcionamento do alojamento.
Currículo do rececionista de hotel
Na hora de desenhar o CV do rececionista de hotel, é importante ter em mente as competências necessárias para esta função, já que são essas que os empregadores irão exigir. Assim, as principais competências do rececionista de hotel às quais devemos prestar atenção no nosso currículo são:
- Atendimento ao cliente.
- Receção e registo de visitas.
- Atendimento telefónico.
- Responder a correios eletrónicos.
- Gestão de reservas.
- Domínio de tarefas administrativas.
Além disso, algumas atitudes do rececionista podem ser muito valorizadas: uma boa aparência, cordialidade, pontualidade e compromisso são algumas características que podemos destacar na entrevista de trabalho.
Como é trabalhar como rececionista num hotel?
Trabalhar na receção de um hotel é uma experiência dinâmica e multifacetada que exige habilidades organizativas, comunicativas e de atendimento ao cliente. O dia começa com a organização e revisão das reservas, assegurando que tudo esteja preparado para a chegada dos hóspedes.
O atendimento ao cliente é a principal tarefa, e a capacidade de resolver problemas de forma rápida e eficiente é essencial. Desde o registo de entrada até a gestão de pedidos especiais, os rececionistas devem ser capazes de oferecer um serviço personalizado, garantindo que cada hóspede se sinta bem-vindo.
Turnos na receção de hotel
Se há algo que caracteriza o trabalho na receção de hotel é o horário. Todos sabemos que este emprego exige adaptação a diferentes períodos, que, em muitos casos, são rotativos.
Os turnos destes rececionistas podem variar dependendo da empresa e das condições do cargo, mas, de forma geral, podemos dividir os horários de receção num hotel da seguinte forma:
- Turno da manhã: das 07:00 / 08:00 até às 15:00 / 16:00.
- Turno da tarde: das 15:00 / 16:00 até às 23:00 / 00:00.
- Turno da noite: das 23:00 / 00:00 até às 07:00 / 08:00.
O que é necessário estudar para ser rececionista de hotel?
Agora, o que é preciso para ser rececionista de hotel? O ideal é ter formação em turismo, administração e atendimento ao cliente. Como esses campos muitas vezes diferem entre si, uma boa opção é encontrar um curso de rececionista que reúna os principais pontos a serem considerados para o setor.
Num curso com essas características, vais estudar:
- O funcionamento do hotel.
- Como usar o software de gestão de visitas.
- Noções básicas de atendimento ao cliente.
- Gestão de situações críticas.
- Inglês básico para hotelaria.
- Administração e informática especializada.
Na Escola ELBS, temos a formação perfeita para ti. Consulta-a abaixo!
Curso de Rececionista de Hotel
O teu futuro profissional está no setor turístico? Sabes falar bem idiomas e gostas de conhecer outras culturas? Se for assim e, além disso, tens facilidade em atender e tratar com o cliente, podes adquirir a formação que precisas para te desenvolver como rececionista de hotel.
Na Escola ELBS, oferecemos o curso de rececionista e chefe de hotel para que possas adquirir as competências e habilidades exigidas para a gestão hoteleira. Algumas das áreas de estudo nas quais irás aprofundar são estas:
- Introdução ao turismo e à hotelaria.
- Organograma de um hotel.
- Perfil profissional e funções do rececionista.
- Gestão de reservas.
- Atendimento ao cliente e gestão de queixas e reclamações.
- Domínio da expressão oral.
- Uso de programas informáticos na gestão de hotéis.
- O papel do chefe de receção de hotel: habilidades, competências e funções.
- Seleção e gestão de pessoal e planeamento de equipa.
- Protocolos na receção de hotel.
- Inglês profissional para serviços de hotelaria e restauração.
Perfil profissional
Além da formação, outros requisitos para ser rececionista de hotel estão relacionados com o desenvolvimento de aptidões como estas, as quais irás potenciar através da nossa especialização:
- Excelentes habilidades comunicativas e de atendimento ao cliente. Como rececionista, interagirás constantemente com os hóspedes, por isso, um trato amigável e profissional, combinado com a capacidade de resolver problemas e gerir queixas, é essencial.
- Domínio de uma ou mais línguas estrangeiras. O domínio de mais de um idioma abre portas para atender a uma clientela diversa, melhorar a qualidade do serviço e facilitar a comunicação entre hóspedes e outros departamentos.
- Noções básicas de administração e gestão de vendas. Isso é útil em tarefas como a gestão de reservas, para coordenar faturas e supervisionar a disponibilidade dos quartos.
- Habilidades no manuseio das TIC. O manuseio de sistemas informáticos de reservas, plataformas de gestão e aplicações de comunicação é necessário para manter um registo preciso das reservas, organizar informações dos hóspedes e garantir um serviço eficiente.
- Aptidões para organização. Desde a receção dos hóspedes até a coordenação de serviços internos, contar com uma excelente capacidade de organização permite gerir várias atividades com eficiência, minimizando o stress e garantindo um fluxo de trabalho ágil.
- Empatia e predisposição para ajudar. Isso é fundamental para criar um ambiente acolhedor e saber ouvir e entender as necessidades dos clientes, o que contribui para criar uma experiência memorável e melhorar a imagem do hotel.
- Habilidades para trabalhar em equipa e coordenar-se com os outros departamentos do hotel. A interação constante com outros departamentos é essencial para garantir que as necessidades dos hóspedes sejam atendidas de forma eficaz.