O aleitamento materno o é considerada pela Unicef como a melhor alternativa alimentar para os bebés durante os dois primeiros anos de vida. A Organização Mundial de Saúde recomenda que a amamentação seja o alimento exclusivo para os primeiros 6 meses de vida e que seja combinada com outros alimentos até aos dois anos. Quer saber como funciona este processo? Continue a ler, e se quiser aprender mais de uma forma profissional, não perca o Mestrado em Dietética e Nutrição.
Índice de contenidos
Quais são as principais características do aleitamento materno?
O leite materno tem o equilíbrio ideal de nutrientes para o desenvolvimento físico e intelectual ótimo do bebé nos primeiros meses de vida. A seguir, explicaremos as propriedades e características que este líquido terá durante os dois anos seguintes ao nascimento de um bebé.
O colostro é o alimento que a mãe dá ao bebé durante os primeiros dias de vida. É, portanto, um alimento com um elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais, bem como leucócitos e anticorpos que fortalecem o sistema imunitário da criança. É também rica em vitamina A, impedindo o bebé de desenvolver problemas oculares.
O leite maduro é produzido a partir de 6 dias após o nascimento e dura até aos dois anos do bebé. No início da alimentação, o leite é pobre em calorias, mas muito rico em outros nutrientes. Mais tarde, o leite torna-se mais rico em gordura e calorias para saciar o bebé e prevenir a obesidade.
Quais são as dificuldades que uma mãe pode enfrentar ao amamentar?
- Mastite: é uma infeção que entra pela zona do mamilo e infeta o peito, mas não o leite. É geralmente tratado com antibióticos compatíveis com a mamada do bebé e não é necessário remover o peito.
- Ingurgitamento mamário: o peito da mãe fica inchado devido ao excesso de líquido entre o colostro e o leite maduro. No entanto, isto pode ser evitado seguindo algumas dicas sobre como expressar o leite e amamentar um recém-nascido.
- Rachaduras nos mamilos: este é um dos problemas mais comuns, causado pelo facto de o bebé não mamar corretamente. Isto pode ser evitado através do posicionamento correto do recém-nascido para promover a amamentação.
- Canal de leite bloqueado: Isto acontece quando há um esvaziamento defeituoso do lóbulo mamário, causado por uma má técnica de amamentação. Pode haver um caroço doloroso e vermelhidão na zona do peito, mas não há febre.
Expressão e armazenamento de leite
Uma das chaves para o sucesso da amamentação é que o leite esteja sempre disponível para o recém-nascido. No entanto, as mães nem sempre conseguem alimentar os seus bebés, mas para isso existe a técnica de expressão do leite.
Remoção manual
Isto implica pressionar com a mão tanto na parte superior como na inferior do peito a uma distância de dois a três centímetros da aréola. O primeiro passo é pressionar em direção à zona do peito e depois comprimir o peito para conseguir a extração de fluidos.
Os movimentos a evitar nesta técnica de remoção são esticar, apertar ou esfregar o peito. O sucesso depende então de repetir ritmicamente o processo acima descrito, mas rodando a mão para apertar todos os quadrantes do peito.
Expressão mecânica
Este é o processo de expressão de leite mais bem-sucedido durante a amamentação. O seu sucesso depende da bomba de leite que escolher: uma boa bomba consegue drenar todo o leite e estimular adequadamente a produção de leite.
Um dos maiores riscos associados a esta prática é não limpar corretamente a bomba de leite. Isto é perigoso porque pode contaminar o leite do bebé, mas pode ser resolvido se for devidamente lavado.
Preservação do leite
O leite materno tem propriedades que lhe permitem ser armazenado por longos períodos. No entanto, isto deve ser feito sob certas condições específicas. Se pensarmos na temperatura ambiente, de 4 horas a 1 dia, dependendo do clima. No entanto, quando refrigerado entre 0 e 4 graus, manter-se-á durante 8 dias.
Tipos de aleitamento materno
A decisão sobre o tipo de leite que dá ao seu bebé pode fazer ou interromper o curso do desenvolvimento do seu bebé. É recomendado pelos governos e instituições de saúde que seja oferecido à criança o leite produzido pela sua mãe.
Alimentação livre e artificial
Alimentar a pedido significa que o bebé pode beber o leite da mãe sempre que ele ou ela quiser. Isto pode ser conseguido através da amamentação ou da expressão e conservação do leite, como vimos na secção anterior.
Outra possibilidade é a alimentação artificial, por fórmulas para aquelas mães que, por alguma razão, não podem oferecer o leite produzido no seu próprio corpo.
Duração e frequência do aleitamento materno
A alimentação a pedido refere-se ao bebé que regula a quantidade de leite consumido e o número de mamadas. Por outro lado, na alimentação artificial, a quantidade de leite é especificada na embalagem da fórmula, assim como o número de alimentos por dia.
Esperamos que com este guia todas as suas dúvidas sobre o aleitamento materno sejam resolvidas. Para mais informações, não hesite em consultar o nosso Mestrado em Nutrição.