Se a ideia de te tornares instrutor de yoga anda há algum tempo na tua cabeça e não sabes que formação e qualidades precisas de ter para ensinar esta disciplina espiritual, fica por aqui porque vamos contar-te como trabalha um professor de yoga e que conhecimentos e competências deves reunir para te tornares num deles.
Inscreve-te na nossa Formação em Yoga e adquire os conhecimentos teórico-práticos de que precisas para te tornares num iogue profissional.
Índice de contenidos
O que faz um instrutor de Yoga?
O yoga é uma prática milenar originária da Índia que promove a ligação entre mente, corpo e espírito. Nos seus exercícios, os movimentos e alongamentos acompanham a respiração, incentivando o relaxamento ao mesmo tempo que se trabalha a flexibilidade e o tónus muscular.
Tendo em conta os objetivos desta disciplina, o instrutor de yoga planeia sessões adaptadas ao nível dos praticantes, guiando-os e acompanhando-os na sua evolução. Em algumas aulas, o foco incide mais na meditação e no controlo da respiração, enquanto noutras se trabalha a força, sendo fisicamente mais exigentes.
Através do yoga, o instrutor promove não só o bem-estar físico, mas também o psicológico e espiritual. Para isso, é essencial viver profundamente o yoga, de forma a transmitir todos os seus benefícios aos praticantes.
Como ser professor de yoga: formação e requisitos
O primeiro passo para te tornares instrutor de yoga é obter uma certificação teórico-prática que te permita aprender as técnicas de asana e pranayama, assim como adquirir conhecimentos em anatomia, fisiologia e nos fundamentos históricos desta prática hindu.
Que formação precisas para ensinar yoga? Para dares aulas, precisas de desenvolver competências e conhecimentos em áreas como:
- Origens e história do yoga.
- Anatomia e fisiologia humana: sistema músculo-esquelético e biomecânica do movimento.
- Técnicas de respiração (pranayamas básicos).
- Relaxamento e meditação no yoga.
- Gestão de espaços e recursos materiais para a instrução do yoga.
- Planeamento de sessões e pedagogia adaptada às necessidades dos praticantes.
- Aplicações dos diferentes tipos de posturas no yoga: asanas de pé, de extensão, de flexão, invertidas, de torção, sentadas, de equilíbrio, entre outras.
No yoga, a prática é o que forma o mestre. Por isso, se queres ser professor, além da formação inicial, deves viver a disciplina, praticá-la de forma regular e interiorizar os seus ensinamentos. Como já deves ter ouvido, mais do que uma prática física, o yoga é um estilo de vida.
Desenvolve o teu potencial como professor de yoga com a Formação Yoga e introduz os praticantes à filosofia desta prática espiritual, física e mental originária da Índia.
Que qualidades deve ter um instrutor de yoga?
Mais do que ter uma formação qualificada e dominar as técnicas de asana e pranayama, para seres um bom professor de yoga precisas de cultivar certas qualidades:
- Partilhar o conhecimento com paciência, humildade e proximidade. O yoga exige tempo e dedicação, por isso deves ser compreensivo e respeitar o ritmo de cada praticante.
- Comunicar com clareza e observar a prática e evolução dos alunos.
- Praticar empatia e escuta ativa, respondendo às necessidades de cada praticante.
- Gostar de ensinar para transmitir também a satisfação da prática.
- Transmitir energia e compromisso para que os alunos se envolvam na atividade.
- Estar disponível para o contacto físico com os praticantes, corrigindo posturas e movimentos quando necessário.