O protocolo empresarial é imprescindível para saber agir e desenvolver-se corretamente em situações específicas e eventos empresariais. Cumprir as normas protocolares impacta diretamente na imagem, reputação, relações e bom funcionamento de qualquer empresa. Se quiseres saber mais sobre o tema continua a ler, pois neste post te contamos o que é, os motivos pelo que é importante e em que ocasiões é aplicado. Além disso, para obter um conhecimento mais profissional, podes formar-te com o nosso mestrado em gestão de eventos + mestrado em wedding planner. Esta formação proporcionar-te-á competências e habilidades em gestão de eventos, comunicação e protocolo.
Índice de contenidos
O que é o protocolo empresarial?
O protocolo empresarial é o conjunto de normas comportamentais que uma empresa estabelece, pois é um manual específico que recolhe as instruções e as normas protocolares a aplicar em determinados contextos. Cada empresa faz a sua própria adaptação e, a partir disso, determina pautas de comunicação externa e interna como a organização de visitas, a planificação de eventos, o código de vestimenta, as normas de cortesia, etc.
Entendemos, portanto, que numa empresa devem ser seguidas diferentes normas sociais e de formalidade marcadas no código protocolar.
A importância do protocolo na empresa
No mundo dos negócios, o protocolo está presente em todos os âmbitos. É uma poderosa ferramenta que define as normas de conduta e ajuda a estabelecer as relações sociais e corporativas.
Parte do sucesso das organizações reside na reputação e imagem do conjunto de toda a organização. Por isso, além de oferecer um bom produto ou serviço, é necessário acrescentar um valor acrescentado para consolidar-se no mercado. Nesse sentido, as normas de protocolo de uma empresa desempenham um papel fundamental. Vejamos a seguir por que o código de conduta tem tanto a contribuir:
- Potencia e define a imagem corporativa.
- Fortalece a reputação.
- Contribui para a conformidade entre os membros de uma empresa.
- Melhora as relações comerciais.
- Ajuda a gerar confiança e incentivar investimentos.
- Atribui valores de profissionalismo, educação e transparência.
- Transmite confiança aos trabalhadores e colaboradores.
- Ajuda a organizar eventos relacionados com a comunicação e os negócios.
Em última análise, uma empresa que domine as estratégias de protocolo poderá adaptar-se corretamente a diferentes situações e projetará uma imagem positiva da marca.
Exemplos e aplicações das pautas de protocolo
Como mencionamos, o protocolo empresarial envolve a maneira de comunicar e comportar-se, pois define as normas disciplinares para que todo o funcionário as aplique na sua conduta e saiba desenvolver-se. Além disso, compreende os procedimentos para organizar eventos. Alguns exemplos onde se aplica o protocolo empresarial:
Atendimento ao público
É a relação e tratamento com o cliente mediante normas protocolares de atendimento ao utilizador. Exemplo disso são os procedimentos para receber, cumprimentar, ouvir e responder, despedir, etc.
Aspetos internos da empresa
Neste caso, são estabelecidas as pautas de comportamento no local de trabalho. Em suma, também se definem os canais e meios de comunicação interna entre os colegas de trabalho, altos cargos e o resto da equipa.
Eventos públicos e atos
Este tipo de protocolo refere-se a como se comportar em eventos públicos ou oficiais. Portanto, também são estabelecidos códigos de vestuário.
Contactos profissionais
Este protocolo abrange a negociação e a gestão de contactos e relações externas. Ou seja, todas as pautas usadas para estabelecer qualquer contacto profissional. Por exemplo, pode referir-se às maneiras, gestos, fala, atitude, imagem, entre outros.