A profissão de wedding planner ganhou um grande impulso nos últimos anos. Este é um profissional que ajuda os noivos a planear o seu casamento, desde a escolha do local até ao dia do casamento. Estes especialistas certificam-se de que todos os detalhes estão no lugar para que o casal possa desfrutar do seu dia especial sem qualquer preocupação. Neste artigo vamos explicar de que se trata esta profissão, quanto custa e o que precisa de estudar para se tornar um profissional. Vamos começar!
Matricule-se no nosso mestrado em wedding planner e organização de eventos e desenvolver um perfil competitivo neste sector da moda.
Índice de contenidos
O que significa ser wedding planner?
A figura do wedding planner vem dos anos 50, quando planear um casamento era demasiado trabalho para os noivos. Costumava ser feito por mulheres, mas o seu acesso ao mundo do trabalho mudou tudo. Os organizadores de casamentos tornaram-se bem conhecidos nos EUA e gradualmente a sua popularidade espalhou-se pela América do Sul e Europa.
O wedding planner é aquele que cuida de tudo o que os noivos querem. Ele ou ela aconselha, aconselha e assegura que tudo corre sem problemas. Deve ter-se em conta que ser consultor de casamentos é uma profissão versátil, uma vez que se expande para organizadores de eventos e organizadores de festas em geral. É uma boa oportunidade de trabalho num mundo em que temos cada vez menos tempo para planear.
De que é que o wedding planner tem de se ocupar?
Vamos ao que interessa: quais são as principais funções de um wedding planner? Abaixo, os explicamos para ficar claro a seu respeito:
- O planeamento de todo o evento. Ou seja, o local, as mesas, as flores, a banda, o fotógrafo, etc. O organizador aconselhará os noivos e acompanhá-los ao longo de todo o processo, avaliando as diferentes opções.
- O wedding planner também deve ser encarregado de encontrar fornecedores para os noivos. Ter diferentes alternativas é vital, bem como saber negociar com as empresas para obter os melhores preços. Nesta altura, o orçamento dos noivos deve ser tido em conta e respeitado.
- Ajudando a relaxar. A organização de um casamento pode causar muito stress. O organizador do casamento, graças aos seus conhecimentos, poderá tranquilizar e aconselhar os noivos em tempos de crise.
- Outra das suas funções é assegurar que tudo corra bem no grande dia. Têm de gerir os diferentes momentos, organizar os convidados, falar com os fornecedores, organizar o pessoal, etc.
Por que contratar um wedding planner?
Sem dúvida, uma das grandes vantagens de ter um organizador de casamentos é a experiência que eles proporcionam. Os problemas surgem sempre num casamento, e esta figura irá garantir que sejam resolvidos rapidamente.
Muitas vezes, os casais têm milhares de ideias, mas nenhuma delas é clara. Assim, o trabalho do consultor é útil para os separar e materializar, para que o grande dia seja exactamente como os noivos esperam que seja.
Quanto é que um organizador de casamentos é pago?
Dependerá muito dos serviços solicitados. O orçamento começa normalmente em cerca de 2.000 euros para os serviços mais básicos, mas pode ir até aos 10.000 euros se os noivos quiserem o pacote completo.
Que estudar para ser wedding planner?
Um organizador de casamentos deve ser bem treinado e ter muita experiência em eventos, de modo a poder resolver crises e ter em consideração todos os elementos necessários para que um casamento decorra na perfeição.
Com o nosso mestrado em organização de eventos irá aprender as seguintes competências:
- Modalidades de matrimónio
- Estilo e orçamento
- Despedida de solteiro
- Eventos sustentáveis
- Vestimentas e complementos
- O protocolo da cerimónia
Poderá estudar isto e muito mais com a nossa formação online, e há muitos casamentos para organizar!