Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. A imagem corporativa dada a uma empresa aos olhos do público é mais importante do que se possa pensar. Através dele, tentamos transmitir certas sensações aos nossos clientes de modo a atrair a sua atenção e fazê-los identificarem-se com a marca. Ou, pelo contrário, ter o efeito contrário e não despertar o interesse das pessoas.
É, portanto, essencial ter uma boa imagem na empresa, onde o cliente e a sua opinião estão em primeiro lugar. Gerar boas impressões nos clientes e fazê-los perceber a nossa empresa ou produto como algo benéfico irá aumentar a nossa produtividade e economia. Tudo isto é conseguido através da imagem corporativa.
Quer saber mais sobre as características da imagem e os diferentes tipos de imagem? Continue a ler!
Inscreva-se no nosso mestrado em organização de eventos e wedding planner e alargue os seus conhecimentos neste campo.
Índice de contenidos
O que é a imagem corporativa?
A imagem corporativa é o conjunto de atitudes, crenças e perceções dos nossos consumidores, tanto atuais como potenciais, em relação à nossa marca. Por outras palavras, a perceção que os clientes formam com base nos produtos, serviços e comunicação externa de uma empresa, produto ou serviço.
Esta opinião é criada com base nos seus benefícios, experiências, atitudes ou outros fatores externos que condicionam o pensamento dos nossos consumidores. Como pode imaginar, é difícil controlar esta perceção, pois há muitos clientes alvo e cada um é diferente.
Como se desenvolve uma imagem corporativa?
Para desenvolver uma imagem corporativa, é necessário ser claro quanto aos passos a seguir:
- Analisar a situação. O primeiro passo é analisar a situação atual (tendência do mercado, público alvo, território da marca, etc.).
- Estabelecer uma direção. Ser claro sobre a linha em que queremos levar a nossa imagem corporativa é fundamental.
- Construir a nossa marca. O último e mais importante passo é construir a nossa marca, com base nas perceções dos nossos clientes, analisando as suas opiniões e dando-lhes a importância que merecem.
Quais são os tipos de imagens corporativas?
Não há apenas um tipo de imagem corporativa, mas vários. Aqui estão alguns deles:
- Objetiva: Esta é a imagem procurada como objetivo final.
- Subjetiva: A visão que os empregados têm da nossa empresa.
- Difundida: Esta é a imagem que se difunde da nossa empresa através dos nossos produtos ou serviços.
- Percebida: A imagem que os nossos clientes têm dos nossos produtos ou serviço
Qual é o principal objetivo?
Os principais objetivos da criação de uma boa imagem corporativa são:
- Fidelidade do cliente. Procuramos assegurar que o nosso público alvo se identifique connosco.
- Relação direta com o consumidor. Ter uma relação direta com o consumidor é fundamental para detetar as suas necessidades.
- Reconhecimento da marca. Despertar o interesse e o reconhecimento dos nossos clientes.
- Diferenciação. Para se destacar de outras empresas.
Onde aprender sobre imagem corporativa?
Graças à escola Mare Nostrum Business School, é possível aprender sobre a imagem da empresa, uma vez que estamos empenhados numa educação de qualidade, inovadora e adaptada às necessidades individuais.